A ALTERAÇÃO DO MOVIMENTO É SEMPRE PROPORCIONAL À FORÇA MOTIVA IMPOSTA; E É FEITA NA DIREÇÃO DA LINHA RETA EM QUE A FORÇA É IMPOSTA.
A alteração do movimento é quantificada pela aceleração, pode ser positiva ou negativa. Uma aceleração negativa é equivalente a frenagem. Por simplicidade, chama-se tudo de aceleração. Essa lei é mais conhecida e simpática em sua forma matemática. Para isso, precisamos de uma grandeza que dê quantidade a inércia existente no corpo.
É fácil ver que corpos mais pesados (na terra), ou melhor, de maior massa possuem maior poder de resistência. Então quanto maior a massa, maior a inércia. Então a massa pode ser uma medida da inércia? Temos que tomar cuidado. A resposta depende da situação. Deixe me dar um exemplo. Suponha que uma pessoa possua uma massa de 60kg. Se ela se encontrar sobre uma pista de gelo ela certamente possuirá uma quantidade de inércia. Imagine que a mesmo pessoa sobre a mesma pista de gelo se agarra a um corrimão. Ela terá maior poder de resistir ao empurrão de alguém. Portanto, não podemos associar um ainércia de 60kg as duas situações. A inércia varia dependendo das ações da pessoa.
Postado por: Ingrid Leão
Nenhum comentário:
Postar um comentário