Em geral costuma associar-se força a movimento, à ação de puxar ou empurrar alguma coisa que está se deslocando. Embora correta, essa idéia é incompleta. Existem forças que atuam sem que haja movimento - na estrutura de um prédio ou de uma ponte, por exemplo, atuam dezenas ou centenas de forças cuja ação é invisível. Além disso, a idéia de puxar ou empurrar está quase sempre associada a idéia de contato, o que exclui uma característica fundamental da noção de força - a ação à distância. A atração gravitacional entre o Sol e os planetas, por exemplo, é exercida a milhões de quilômetros de distância.
Há ainda a influência da linguagem cotidiana, que utiliza frequentemente a palavra força com os mais variados significados, interferindo na compreenção do seu significado físico.
Mas qual é o significado físico da palavra força? Não há definição precisa, única, expressa em palavras. Existem expressões matemáticas oriundas de leis físicas que permitem medir a intensidade de uma força e definir a unidade para essa medida.
Em relação ao estudo dos movimentos e de suas causas, pode-se dizer que força é a ação capaz de modificar a velocidade de um corpo. Não se trata de definição, mas da descrição do efeito da força quando aplicada em um corpo. Essa descrição foi estabelecida no século XVII, conhecida como leis de Newton.
Por: Helena Rocha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário